quinta-feira, 24 de julho de 2014

Retomando a rotina escolar !!!

Oba, curtir as férias é tudo de bom.
Tempo livre, dormir até mais tarde, almoçar com calma, descansar um pouco e... preparar a volta as aulas e o planejamento para receber a criançada.

Os educadores precisam recepcionar bem as crianças na escola e fazer com que a primeira semana de aula seja atrativa. O fim das férias de julho  é normalmente triste para a garotada, afinal, eles  estavam acostumados com o tempo de folga para dormir até tarde, brincar, assistir televisão ou jogar na internet. Por isso, para que o retorno à escola não seja tão pesado, é recomendado investir em atividades recreativas.
Para receber os alunos no primeiro dia de aula, o professor deve fixar nas paredes da classe alguns painéis de “Boas Vindas”, para que os alunos se sintam animados com o retorno à escola. Neste primeiro contato, as crianças vão querer matar a saudade dos amiguinhos e colocar o papo em dia, por isso é importante que o educador disponibilize alguns minutos da sua aula para conversa.
Desenhos para colorir
Para estimular a imaginação e a criatividade das crianças, vale a pena distribuir desenhos para colorir em sala. A temática da ilustração pode estar relacionada ao clima de volta as aulas ou ao fim das férias de julho. Enquanto desenvolvem esta atividade descontraída, os alunos também podem colocar a conversa em dia.
Dinâmica
Uma forma de aliviar a tensão da volta às aulas é propondo uma dinâmica em grupo para a turma. Este tipo de atividade costuma ser bastante interativo, estimula a interação dos alunos e proporciona o aprendizado coletivo.
 Jogos educativos
Todas as escolas possuem um acervo de jogos pedagógicos e, no primeiro dia de aula, após as férias de julho, as crianças podem se divertir com estes itens. Dependendo do joguinho, é possível aprimorar os conhecimentos sobre lógica, alfabeto, números, corpo humano.

LEMBRANDO SEMPRE DE PROPORCIONAR UM AMBIENTE EDUCATIVO E ACOLHEDOR PARA OS PEQUENOS...
                                                                                                   (http://www.mundodastribos.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário