EDUCANDÁRIO PEQUENO PRÍNCIPE/ COLÉGIO ÊXITO
PROJETO SEMANA DO LIVRO
PÚBLICO ALVO: Maternal ao quinto ano.
PROFESSORAS: Viviane, Maria Augusta e Daiane
Objetivo Geral
● Ampliar a conscientização da valorização e do cuidado para com os livros.
Objetivos
- Estimular a imaginação através de histórias lidas, dramatizadas, desenvolvendo formas de expressão corporal e linguagem;
- Desenvolver aspectos motores e sociais por meio de brincadeiras baseadas em história instigando a criatividade e o espírito de grupo entre crianças;
- Adquirir uma postura autônoma perante as atividades cotidianas por meio de histórias e brincadeiras;
- Desempenhar variadas ações através da imitação.
- Despertar o interesse pela poesia.
Justificativa:
É muito importante estimular a leitura porque por meio desta podemos obter um crescimento da criatividade, do trabalho em grupo e da autonomia das crianças, isso acontece por meio de livros e atividades que prendam a atenção das mesmas e que desenvolva a sua participação em grupo e individual.
Neste projeto propomos realizar atividade de leitura e de conscientização sobre o cuidado com os livros. Isso acontecerá durante a semana do livro, através de brincadeiras, contação de história, desenhos e pinturas, poesias. Enfatizamos a importância desse projeto e deixamos claro como é fundamental o trabalho com histórias, pois é por meio delas que criamos o amor e respeito pelos livros.
Essas atividades aplicadas adequadamente de acordo com a idade e as necessidades das crianças geram um contexto enriquecedor e estimulante de conhecimento, sendo a criança essencial nessas atividades. O trabalho com histórias proporciona a criança, sentir emoções, fantasias, suspense e ao mesmo tempo, fornece informações que retratam o seu dia-a-dia, amenizando os problemas sociais para que entendam de forma mais amena sua realidade.
Metodologia
● Utilizar os livros danificados da biblioteca, para criar um espaço no corredor da escola chamado UTI do livro. Neste local ficarão os livros rasgados, sujos ou rabiscados em que cada turma irá visitar juntamente com suas professoras e caberá a elas explicar a importância de cuidar dos livros.
● (Chuva poética), o palco da escola será ornamentado de acordo com o tema e algumas crianças serão selecionadas, para ler ou recitar poesias para os demais colegas da escola.
● (Árvore literária), com galhos secos, simularemos uma árvore, no pátio da escola, na qual serão dependurados diversos livros, para que os alunos retirem para ler no momento do intervalo.
● Contação de história em sala.
● Leitura de livros e gibis em sala.
● Visita das salas na biblioteca e caberá a cada professora fazer um explanação sobre a importância dos livros.
● Desenhos, pinturas e brincadeiras.
Sugestões
Maternal I E II, Jardim I e II
● Leitura de livros, deixar as crianças ter contato direto com livros e gibis.
● Contar história e em seguida deixar as crianças soltar a imaginação reproduzindo o que ouviu.
● Desenhar e pintar.
● Trabalhar na oralidade, a importância de cuidar e valorizar os livros.
1ª ano
● Contação e dramatização de história.
● Visitar a biblioteca, deixando as crianças explorarem o espaço.
● Desenhos, brincadeiras e pinturas.
● Trabalhar na oralidade, a importância de cuidar e valorizar os livros.
2ª ano
● Trabalhar histórias de autores renomados como: Monteiro Lobato, Ana Maria Machado eRuthi Rocha.
● Colocar os alunos para ler histórias desses autores em sala, para os colegas.
● Visitar a biblioteca e pedir para a atendente da sala, disponibilizar livros dos autores citados acima, nas mesas.
3ª, 4ª e 5ª ano
Selecionar alguns alunos para leitura de poesia, que será realizada em data a confirmar.
MUITO IMPORTANTE!!!
Todas as professoras deverão explicar porque existe uma semana em que se comemora o dia do livro. Explicar também que os livros não devem ser cuidados apenas nessa semana, mas todos os dias e incentivar a visitas dos alunos aos locais de exposição (UTI do livro e Árvore Literária).