quinta-feira, 24 de julho de 2014

VOLTA ÀS AULAS !!!

Dicas para receber alunos da Educação Infantil

Ansiedade, curiosidade e excitação em variadas expressões. Esse é um resumo do que o professor vai encontrar no espírito dos pequenos alunos que ingressam na educação infantil.

Abaixo, algumas dicas essenciais para recebê-los bem:


- Ter consciência sobre o tempo individual de adaptação e sobre a necessidade de confiança da criança para se lançar em interação com o novo ambiente. Atitudes rígidas quanto ao tempo de adaptação produzem tensão nos pais e alunos. O professor apressado e ansioso é um estímulo negativo no processo de adaptação e na aprendizagem, pois inibirá a espontaneidade e a autonomia da criança.


- Ter disposição e calma para receber os alunos com carinho e respeito ao seu jeito de ser, assim como para acolher as dúvidas de seus pais.
- Saber que a adaptação deve funcionar como um convite e não uma imposição. O professor pode ser pensado como um anfitrião gentil, atencioso e muito atento aos seus convidados de honra.

- Mostrar disponibilidade e muita flexibilidade para receber as várias expressões de ansiedade, curiosidade e excitação das crianças.

- Ter organização e planejamento. Com horários e atividades previamente pensadas, o professor pode lidar com os interesses de seus alunos e com a dispersão natural dos primeiros dias ou semanas de aula.

- Ser responsável e envolvido em suas tarefas profissionais. O educador com essas características terá maior capacidade para empatia e será mais criativo em sua abordagem pedagógica, independentemente do método de ensino adotado pela escola.

- Saber que não basta gostar de crianças para estar no papel de educador. É necessário ter interesse em pensar a educação. É preciso saber brincar e saber observar a brincadeira de alunos, saber escutá-los, enxergar seus limites e potenciais.

- Procurar conhecer o universo de vivências e experiências anteriores da criança, valorizando-as e fazendo-as significativas dentro das novas possibilidades que se abrem.

- Descobrir possibilidades e oportunidades novas é a intenção do primeiro contato do ano letivo, seja a primeira experiência ou não das crianças. E cada ano deve ser vislumbrado cheio de novas possibilidades de vivência e conhecimento.

- Demonstrar à criança que ela pode contar com aquele adulto para lhe dar segurança diante das novas experiências, sejam pedagógicas ou de relação interpessoal.


Fonte:http://noticias.terra.com.br/

Retomando a rotina escolar !!!

Oba, curtir as férias é tudo de bom.
Tempo livre, dormir até mais tarde, almoçar com calma, descansar um pouco e... preparar a volta as aulas e o planejamento para receber a criançada.

Os educadores precisam recepcionar bem as crianças na escola e fazer com que a primeira semana de aula seja atrativa. O fim das férias de julho  é normalmente triste para a garotada, afinal, eles  estavam acostumados com o tempo de folga para dormir até tarde, brincar, assistir televisão ou jogar na internet. Por isso, para que o retorno à escola não seja tão pesado, é recomendado investir em atividades recreativas.
Para receber os alunos no primeiro dia de aula, o professor deve fixar nas paredes da classe alguns painéis de “Boas Vindas”, para que os alunos se sintam animados com o retorno à escola. Neste primeiro contato, as crianças vão querer matar a saudade dos amiguinhos e colocar o papo em dia, por isso é importante que o educador disponibilize alguns minutos da sua aula para conversa.
Desenhos para colorir
Para estimular a imaginação e a criatividade das crianças, vale a pena distribuir desenhos para colorir em sala. A temática da ilustração pode estar relacionada ao clima de volta as aulas ou ao fim das férias de julho. Enquanto desenvolvem esta atividade descontraída, os alunos também podem colocar a conversa em dia.
Dinâmica
Uma forma de aliviar a tensão da volta às aulas é propondo uma dinâmica em grupo para a turma. Este tipo de atividade costuma ser bastante interativo, estimula a interação dos alunos e proporciona o aprendizado coletivo.
 Jogos educativos
Todas as escolas possuem um acervo de jogos pedagógicos e, no primeiro dia de aula, após as férias de julho, as crianças podem se divertir com estes itens. Dependendo do joguinho, é possível aprimorar os conhecimentos sobre lógica, alfabeto, números, corpo humano.

LEMBRANDO SEMPRE DE PROPORCIONAR UM AMBIENTE EDUCATIVO E ACOLHEDOR PARA OS PEQUENOS...
                                                                                                   (http://www.mundodastribos.com/)

sábado, 3 de maio de 2014

HORA DE APRENDER E CANTAR !!!

OBJETIVOS: APRIMORAR A COORDENAÇÃO MOTORA, APRIMORAR A ORALIDADE E O CONHECIMENTO
DOS NUMERAIS E CORES.